[texto chamada para distribuição geral]

A revista dObra[s] convida pesquisadoras e pesquisadores com título mínimo de mestre a submeter artigos, resenhas, entrevistas e traduções para o dossiê “ Moda na literatura e literatura na moda “, a ser publicado na edição 28, em abril de 2020.

O tema do dossiê acolhe – mas a elas não se limita – as seguintes abordagens de estudos que articulam moda e literatura:

a) Moda como estratégia de criação literária para construção de personagens na narrativa ficcional;

b) Moda como registro histórico em obras ficcionais, ensaios literários, crônicas;

c) Obras ficcionais que retratam o universo da moda, seu sistema e estrutura;

d) Literatura como inspiração para a criação de moda, isto é, designers que trabalham obras literárias (romances, contos, poesia, ensaios, crônicas) como inspiração para criar coleções, tendo a literatura como parte do processo de pesquisa.

• Os textos devem ser submetidos exclusivamente pelo sistema da revista (https://dobras.emnuvens.com.br/dobras), seguindo suas normas de publicação e modelo de formatação.

• As e os autores devem ter titulação mínima de mestre, mesmo em caso de coautoria.

• Parasubmeter a este dossiê, autoras e autores não podem ter publicado na dObra[s] nos 12 meses anteriores à data de submissão. 

• Os artigos passam por dupla avaliação cega por pares.

• Os textos devem ser originais; não devem estar passandopor avaliação em outro periódico; não devem ter sido publicados em anais de eventos.

• A revista aceita publicações em português, inglês, espanhol, francês e italiano.

A dObra[s] é uma revista científica publicada desde 2007 pela Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem). Veicula artigos científicos, resenhas, entrevistas e traduções que tratem de assuntos relacionados a moda, design, consumo, arte e suas interfacescom múltiplas áreas do conhecimento, como a Antropologia, a Comunicação, a História, o Marketing, a Sociologia, a Linguística e a Literatura. Além de trabalhos direcionados aos dossiês, a revista também recebe textos em fluxo contínuo.

Para mais informações sobre a revista, para conhecer as chamadas de trabalho vigentes e para leitura das edições já publicadas, acesse https://dobras.emnuvens.com.br/dobras.

Editora científica: Maria Claudia Bonadio (UFJF) – mariacbonadio@uol.com.br

Editora executiva: Adriana Tulio Baggio (UTFPR) – atbaggio@gmail.com

Editoras do dossiê “Moda na literatura e literatura na moda“:

Adriana Tulio Baggio (UTFPR) – atbaggio@gmail.com

Geanneti Tavares Salomon (UNA) – gntavares@gmail.com