ARTIGO ACADÊMICO [MODA e LITERATURA]

2017

[RESUMO] Este artigo apresenta um estudo literário crítico sobre modernidade e moda em Esaú e Jacó, de Machado de Assis. Pretendo refletir sobre como o escritor se apropria das realidades sociais cotidianas relativas à modernidade de seu tempo e moda e as imprime nas estratégias de criação literária por meio de fatos reais entrelaçados com seus personagens, criando assim características marcadamente relevantes para a observação dessas realidades no mundo. espaço ficcional. O pano de fundo da narrativa é o Rio de Janeiro do século XIX, quando ocorreu a crise do Império, a abolição da escravidão e o início da República. O trabalho revela as relações sociais e profissionais dos homens, bem como o status das mulheres na sociedade.

SALOMON, Geanneti Tavares. Modernidade e moda em Esaú e Jacó, de Machado de Assis. MACHADO DE ASSIS EM LINHA. v.10, p.93-109, 2017.

CLIQUE AQUI para acessar o texto completo da publicação.

Imagem: “Capa da primeira edição de Esaú e Jacó, do escritor brasileiro Machado de Assis (1839-1908).” Fonte: Wikimedia. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/43/Esau_e_Jaco.jpg Acesso em: 20 mai. 2019.