ARTIGO ACADÊMICO [MODA e LITERATURA]

2015

[RESUMO] El tiempo entre costuras é um romance da escritora espanhola María Dueñas que tem como fio narrativo a experiência da modista Sira Quiroga, como espiã, no período entre a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial. Este artigo procura levantar os principais elementos da trama que comprovam o papel da moda na construção das personagens e no enredo da obra, tendo como foco Sira Quiroga e Rosalinda Powel Fox, mais especificamente. A profissão de modista torna-se, no cenário de guerra, o álibi perfeito, a possibilidade de uma mulher se infiltrar nos ambientes estratégicos de planejamento de guerra, quase totalmente masculinos, sem trazer suspeitas. Também são observadas algumas personagens femininas em suas experiências particulares de guerra. 

SALOMON, Geanneti Tavares. Moda e espionagem em El tiempo entre costuras, de MaríaDueñas). REVISTA D’OBRAS (ONLINE). v.8, p.14-28, 2015.

CLIQUE AQUI para acessar o texto completo da publicação.

Fontes das imagens:

Capa do livro: Editora Planeta.  Fonte: Planeta de Livros. Disponível em: https://www.planetadelivros.com.br/livro-el-tiempo-entre-costuras/47876 Acesso em: 20 mai. 2019.

Vestido Delphos de Fortuny comentado no artigo: Museodel Traje. Fonte: Museo Del Traje. Disponível em: http://www.culturaydeporte.gob.es/mtraje/colecciones/moda-indumentaria/indumentaria-contemporanea/delphos.html Acesso em: 20 mai. 2019.